terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Teria a Microsoft passado a perna no Google?

Hoje em dia, não tem quem não conheça o Google. Eu, por exemplo, sou um grande admirador e usuário dos serviços do gigante da internet. Mas, ao que parece, o Google está começando a perder seu precioso território - a internet - para a sua arquiinimiga, a Microsoft. Por quê? Como isso pôde acontecer? O que explica isso é que a Microsoft fez a lição de casa!

Mas, para os fãs do Google, não é preciso pânico. A Microsoft ainda está longe de dominar a internet como o Google. Mas, como já disse, a Microsoft fez a lição de casa - e fez bem!

O que me levou a essa conclusão foram os novos serviços do Windows Live, principalmente o Office Live Workspace e o Windows Live SkyDrive.

O primeiro é um concorrente direto do Google Docs, o processador de documentos online do Google. Na essência, o Google Docs e o Office Live Workspace são a mesma coisa. A diferença é uma só: o da Microsoft é superior. Apesar de o Google sair na frente, a Microsoft deu uma bela "copiada" e fez a lição de casa: criou um serviço basicamente igual, porém deixou a interface melhor, colocou mais recursos e criou mais integração com o Office. Ou seja: para usuários do Windows - o que incluí mais de 90% dos usuários de PCs do mundo - o Workspace é muito superior ao Docs. Além de editar documentos online e guardá-los nos servidores da Microsoft, o Workspace ainda permite fazer upload de documentos diretamente do Office - ou seja, o usuário pode salvar o arquivo direto nos servidores da Microsoft. Outra vantagem do Workspace é que o recurso Shared View, que permite compartilhar a área de trabalho com outras pessoas envolvidas nos projetos.

Já o SkyDrive é o GDrive da Microsoft. Enquanto o Google promete o GDrive para algum dia no futuro - dia esse que não chega -, a Microsoft já criou seu serviço de disco virtual e deixou o Google comendo poeira. Não é grande coisa: um gigabyte de espaço para armazenar qualquer tipo de arquivo online - até o já ultrapassado Bol Mail tem mais espaço. Mas a Microsoft mostrou que está pronta para brigar. Afinal, a empresa quer ganhar em algum canto da internet. Se competir com o Google no mercado de buscas é muito difícil, o jeito foi investir pesado - e meio na surdina - em outros lugares.

E além dessa superioridade momentânea da Microsoft, cabe destacar que esse dois serviços do Windows Live são betas, ou seja, estão em fase de testes e devem melhorar muito até a versão final. Então o Google precisa fazer alguma coisa bem rápido se quiser barrar o crescimento da Microsoft. A vantagem do Google é que pouca gente conhece esses serviços concorrentes. Nos últimos meses, o Docs esteve várias vezes entre as principais notícias dos sites de tecnologia e o GDrive está sendo ansiosamente esperado por todos os usuários da rede mundial.

Se ficou interessado nos serviços online do Windows Live e ainda não tem um Windows Live ID, vai precisar de um. Você pode criar sua conta do Windows Live aqui. Depois de criar uma conta no Windows Live, você pode requisitar uma conta no Office Live Workspace neste link. Depois de se cadastrar no Workspace, é hora de esperar. O processo é demorado. Quando seu Workspace ficar pronto, a Microsoft lhe enviará um e-mail pedindo que você crie seu login completo. Pronto! Seu Workspace está pronto para ser usado. Mesmo demorando várias semanas para o Workspace ficar pronto, vale à pena esperar.

Para usar o SkyDrive, o processo é mais difícil, porém muito mais rápido. Para ativá-lo, temos que "driblar" a Microsoft, fazendo-a pensar que o nosso Windows Live ID é uma conta dos EUA, isso porque o SkyDrive não está disponível no Brasil - ainda... Para isso, a primeira coisa a tentar é entrar no SkyDrive dos EUA e preencher o cadastro. Pode funcionar como pode não funcionar, mas geralmente dá certo. Se não conseguir, o jeito é perguntar ao oráculo.

Mesmo não sendo o maior simpatizante da Microsoft, é esse tipo de competição entre gigantes que beneficia a nós, usuários comuns. Se a Microsoft passou a perna no Google, esse não vai deixar por menos e vai desenvolver alguma coisa melhor ainda. E nessa, quem ganha é você, eu e todos os outros usuários.

Enfim, boa sorte com esses novos serviços, e qualquer coisa, pode deixar um comentário.

Paz e Amor,

Caio

Nenhum comentário: