segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Wikia Search: revolucionária ou outra furada?

Foi hoje mesmo. Logo de manhã já estava aberta para o público a Wikia Search, sistema de busca da Wikia Inc., "dona" da Wikipédia. Durante os últimos meses, esperei ansioso esse 7 de janeiro.

Apesar de ser um grande fã e usuário do Google, queria muito ver esse novo concorrente. Afinal, é um novo modo de se fazer buscas, além de ser parente da Wikipédia, que dispensa apresentações.

Então, como se pode imaginar, a primeira coisa que fiz quando entrei na internet foi ir no site da Wikia Search e experimentar. Primeira impressão: "Só isso!?"

Realmente, quem visitou o motor de buscas nesse primeiro dia se decepcionou, principalmente pela propaganda feita por Jimmy Wales, fundador da Wikia Inc., que dizia que a Wikia Search viria para desbancar o Google e o Yahoo!. No momento, isso parece muita areia pro caminhãozinho da Wikia.

Mas o Wales não estava de todo errado.

A Wikia Search funciona mais ou menos como a Wikipédia: qualquer um pode colocar o dedo nos resultados da pesquisa, opinando se o resultado é relevante ou não. Os melhores resultados, na opinião dos usuários, aparecem primeiro. Revolucionário, porque está colocando o fator humano no lugar de softwares e máquinas de listagens de resultados. Com os "verdadeiros" melhores resultados sendo apresentados primeiro, você acaba economizando muito tempo de busca.

Mas, como a listagem dos resultados depende dos usuários, pode demorar até a Wikia Search ter um acervo tão grande como o dos concorrentes com opiniões sobre cada resultado. E os usuários não querem mudar de um buscador já pronto para um que eles ainda vão ajudar a construir. Para a maioria dos internautas esporádicos (principal alvo dos sistemas de busca como a Wikia Search), isso é perda de tempo.

E tem outro ponto (muito) negativo na Wikia Search. Na verdade, esse ponto negativo é o mesmo ponto positivo que Jimmy Wales destaca sobre a Wikia Search: a colaboração dos usuários.

Em algum tempo, pode acontecer o mesmo que aconteceu com a Wikipédia: grandes empresas e organizações editaram e manipularam tópicos da enciclopédia que diziam respeito a elas mesmas a fim de se favorecerem. Pode ocorrer a mesma coisa com a Wikia Search: grandes grupos se intrometerem indiretamente nos resultados para também se favorecerem.

Por exemplo: tenho um site que está indexado na Wikia Search, mas o movimento está baixo. O que eu faço? Dou umas notas altas para o meu site na Wikia Search e influencio pessoas para que façam o mesmo para mim. No final, meu site vai estar no topo da pesquisa, mas não necessariamente será o melhor sobre o assunto.

Na verdade, um sistema de busca colaborativo, em que seres humanos escolhem os melhores resultados da pesquisa é uma idéia brilhante. Realmente, a Wikia Search pode ser mais transparente do que o Google nunca sonhou em ser. Mas, por outro lado, pode ser um simples "pau mandado" de grandes grupos, que poderão ter um controle descomunal sobre sua posição nas buscas da Wikia (se a mesma não criar nenhum sistema para barrá-las).

No final, o sucesso ou o fracasso da Wikia Search vai depender dos usuários. Ainda não dá para ter certeza se ela será uma pedra no sapato do Google (seguindo o sucesso da Wikipédia) ou se é só mais uma furada. Afinal, ela ainda é um bebê, tem menos de um dia! Mas, se hoje desbancar o Google parece muita areia para o caminhão da Wikia, daqui a alguns anos a história pode mudar! Só o tempo nos dirá.

Mas, na minha opinião, vale a pena investir nessa idéia de busca colaborativa. Pode ser a nova Wikipédia!

Paz e Amor,

Caio

Nenhum comentário: