sexta-feira, 21 de setembro de 2007

De graça é melhor

O título não é tão óbvio quanto parece.
Pelo simples fato de não se ter que pagar por algo, já é muito bom. Mas, convencionou-se pensar que as coisas grátis são inferiores às pagas. Porém, essa idéia tem se mostrado cada vez mais errada.
A internet tem muitos programas, serviços e conteúdos de graça, e, por incrível que pareça, esses meios estão melhores que os pagos. Esse é o milagre do software livre!!!
Quem nunca ouviu falar do Firefox, e só usa o velho Internet Explore 7, não sabe o tempo que está perdendo. Mas também já passei por isso, naquela época do começo da rede mundial de computadores em que a Microsoft e o IE eram os únicos a controlar a internet. Mas os tempos mudaram, e agora uso o Firefox, e recomendo. É simples: o que o IE7 (que é versão mais atual do navegador) tem agora como recursos, o Firefox 1.0 também tinha, e muito mais. E agora, na versão 2.0, ficou ainda melhor, e passou a perna em Bill Gates e no seu IE. Os atributos são muitos: segurança, funcionalidade, extensões, e tudo de graça. Sinceramente, parece que os programadores da Microsoft copiaram os recursos do Firefox para criar o IE7.
E tem mais. Como já disse, a internet oferece milhares de programas grátis, que vem passando a perna nos pagos. Outro exemplo disso é um irmão do Firefox, criado também pela Fundação Mozilla, só que, para a sorte da Microsoft, não tão conhecido: seu nome é Thunderbird, um programa de recebimento de e-mails, como o Outlook, só que, é claro, melhor, e de graça.
Para quem ainda usa, como eu usava, o Outlook como programa de e-mails padrão, experimente o Thunderbird. É fantástico, muito melhor e de graça. Além dos recursos que já existem no Outlook, o Thunderbird ainda pode incorporar feeds (os conhecidos RSS) e podcasts, pode tocar mídias, tudo isso num programa só. Creio que assim será a próxima versão do Outlook.
E não pára por aí. O Google, que todos nós conhecemos, também é um incrível provedor de programas e serviços grátis de qualidade, comparáveis, ou até melhores que os pagos.
O Gmail, o servidor de e-mails do Google pode ser comparado com o Hotmail, da Microsoft. Porém, o Gmail oferece todas as funcionalidades de graça, enquanto que, no Hotmail, para se ter acesso a todos os recursos, é necessário pagar. O Google Sketchup faz as vezes do AutoCad, de uma forma simples e fácil de manusear por qualquer leigo. De graça. O Google Desktop é um serviço de pesquisas do Google no computador: é incrível como ele consegue achar arquivos esquecidos nas mais fechadas e profundas florestas de bits dos PCs.
E o lançamento mais recente do Google é o Google Docs, que é uma suíte de aplicativos de escritório, como o Office da Microsoft, de graça na internet. É bem parecido com o Office, porém não ocupa espaço nenhum em disco: os programas são on-line, ou seja, não é necessário nenhuma instalação, e os seus trabalhos são salvos nos servidores do Google, ou seja, você não ocupa espaço no seu computador com esses arquivos, e sendo on-line, você pode acessá-los de qualquer computador ligado à rede. Para quem tem conexão de web em banda-larga, é uma boa opção. Para quem tem conexão discada, pode ficar meio pesado no bolso ficar horas e horas conectado a internet só para digitar um texto. Mas também existe um pacote de aplicativos para ser baixado e instalado, também de graça: seu nome é OpenOffice (maior rival do Office da Microsoft), usado à tempos no Linux.
Como a Microsoft, principalmente, pode deixar que isso acontecesse com ela mesma?
Durante anos ela foi praticamente única em programação, nenhuma outra companhia tinha tamanho o suficiente para amendrontá-la, e não se importava em oferecer produtos de qualidade questionável por um preço alto. O primeiro grande abalo da companhia foi justamente com o Firefox, que foi tomando o território do IE devagar e silencioso, mas com qualidade, e de graça.
Bom, histórias a parte, o que interessa é que agora nós podemos ter programas de qualidades sem termos que pagar fortunas por eles.

Alguns sites e downloads. Aproveite, é de graça!!!

Mozilla Firefox 2.0.0.7

Mozilla Thundebird 2.0.0.7

Programas e serviços do Google

BrOpenOffice


Paz e Amor

Caio

Nenhum comentário: