terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Opera, talk to me!

Há alguns meses atrás, escrevi um post comparando alguns navegadores da web: O Internet Explorer 7, da Microsoft, o Firefox 2, da Mozilla, e o Safari, da Apple. O Opera, também popular, ficou de fora...

Mas tem um detalhe no Opera que nenhum dos outros navegadores tem: reconhecimento de voz. Isso aí, o Opera pode ser comandado por voz, coisa que os outros três (IE7, Firefox e Safari) estão bem longe de ter.

Os comandos de voz do Opera vão desde operações básicas, como avançar e voltar páginas ou aumentar e diminuir o zoom, até operações mais complexas, como fazer login em sites, checar emails e ler textos na web. Muito bom, né!

Mas não vamos começar a pular de alegria. Apesar de ser bem legal de usar, o recurso de reconhecimento de voz do Opera não é perfeito. Como toda máquina, às vezes o computador e o software não tem uma boa interação com o homem e a voz humana. O Opera às vezes simplesmente não entende os comandos, isso porque o computador usa uma linguagem lógica, repetitiva, pré-programada, e os sons da nossa voz não seguem essa lógica. A voz sofre pequenas mudanças quando falamos, os sons não são sempre idênticos, o que confunde o Opera. Na verdade, esse não é um problema só do Opera, mas é o principal problema dos mecanismos de reconhecimento de voz e o motivo pelo qual eles ainda não decolaram.

Para usufruir desse recurso, é necessário ter duas coisas óbvias: o Opera instalado no PC e um microfone (dã!).

Mas não adianta só comprar um microfone e instalar o Opera para começar a falar com o navegador, a não ser que você queria ficar falando com o computador igual bobo. Para o reconhecimento de voz do Opera funcionar, você precisa instalar um monte de outros programinhas. Para achar todos esses programas na internet e fazer download, você vai precisar de tempo (a menos que você esteja lendo aqui no blog). E mesmo depois de instalados, esses programas costumam dar problemas.

Depois disso, você tem que configurar o microfone, coisa que é outra tortura! Lá no Painel de controle, entre em Sons e dispositivos de áudio, vá na guia Voz. Depois é só clicar no botão Testar Hardware e seguir as instruções. Se o microfone funcionar... Ótimo, todos os programinhas estão funcionando bem. Mas, não se iluda, é muito mais provável que ele não funcione (experiência própria). Se isso acontecer, o jeito é reinstalar todos os programas, para, talvez (eu disse talvez), resolver o problema.

Programas instalados, microfone configurado e ainda não acabou. Agora temos que configurar o Opera, mas essa é a parte menos complicada: abra o Opera, vá em Ferramentas, Preferências, clique no guia Avançados e depois em Voz. Aparecerá a configuração de voz. Marque a caixa "Habilitar controle de navegação por voz" e pronto, o Opera já pode ser comandado por voz. A configuração de voz padrão do Opera é "Opera Standard" (em inglês, para variar!), mas isso pode ser mudado. Para isso, clique na configuração padrão, depois no botão Editar e mude o que será dito. Prontinho, o Opera está pronto para te ouvir!

Se você, como eu, quer se lançar nessa empreitada, nesse verdadeiro desafio que é fazer o reconhecimento de voz do Opera funcionar, aqui estão os programas que você vai precisar:

 

Opera

Microsoft Speech SDK

Microsoft Agent

PGQ Fala

Microsoft Text-to-Speech Package

Esses são os principais programas para fazer o reconhecimento de voz do Windows funcionar. Não é garantido que funcionará. Comigo mesmo não deu muito certo.

Se quiser tentar, boa sorte (vai precisar!).

 

Paz e Amor,

 

Caio

Um comentário:

Anônimo disse...

Cheguei a testar aqui mas não consegui, mas queria mesmo era isso no firefox