segunda-feira, 23 de julho de 2007

IE7 x Firefox x Safari

Eu tenho certeza que não sou o único com esse proplema: com tantos navegadores para internet (chamados browsers), qual usar, qual o melhor, mais bonito, mais rápido?

Nesse páreo se encaixam 3 browsers, os 3 mais usados: o IE7, claro, o Safari, recém lançado da Apple, e o Firefox, da Fundação Mozilla. Então, eis a pergunta: qual usar, qual o melhor?

Eu, que tenho os 3 no PC, resolvi dar um fim no dilema e fazer um "levantamento", uma "pesquisa" no meu computador pra ver qual roda melhor. Depois de uma hora, mais ou menos, eis o resultado. Surpreenda-se (ou não):

IE7
Prós: versão em português do Brasil, busca integrada, RSS integrado, bloqueador de pop-up.
Contras: não é tão bonito quanto o Safari, não tem Central de Download, e, é claro, é o que é mais atacado por vírus.
Média de tempo para carregar sites: 11,4 segundos

Safari
Prós: Central de Download, busca integrada, RSS integrado, Anti pop-up, sistema UNIX, e é o mais bonito e elegante.
Contras: só tem versão em inglês.
média de tempo para carregar sites: 7 segundos

Firefox
Prós: versão em português do Brasil, Central de Download, busca integrada, RSS integrado, pop-up integrado.
Contras: o mais simples e "feio" de todos.
Média de tempo para carregar sites: 5,1 segundo


Nota final:
IE7: 5,5
Safari: 6,5
Firefox: 9

Eu sei que alguém vai reclamar disso, defendendo que esse ou aquele é melhor que o Firefox, e também vão ter aqueles que vão defender com unhas e dentes a nota do Firefox, mas a questão é, no meu computador e na minha conexão de internet, o Firefox deu um banho nos outros, e o principal que o levo a vitória foi a sua rapidez perante os outros. Dar o segundo lugar para o Safari também foi muito trabalhoso. Posso dizer que na verdade, o IE7 e o Safari estão em empate técnico, e também vai muito do que você leva em conta pra avaliar, por exemplo, o fato do Safari ser em inglês o faz pior que o IE7, mas por ser mais rápido, mais bonito, e "teoricamente" mais seguro, o deixou em segundo lugar.

Essa avaliação não é nem tem a intenção de ser uma nota universal e definitiva, cada usuário deve testar os browsers e ver qual é melhor para você e qual se adequa melhor às suas necessidades.

Bem, mas com certeza alguém vai dizer que eu não testei o Opera, dai eu vou ter que fazer tudo de novo, paciência né...

Paz e Amor.
Caio

6 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom post...
na minha opinião ficaria assim:
IE7:
Prós: Tem uma aparencia muito agradavel, é leve, seguro e prático.
Contras: Demora muito para carregar os sites, mesmo a página inicial dele.

Firefox:
Prós: É rápido para carregar os sites, rápido para fazer download, é seguro(Não tão seguro quanto IE7), tem como instalar extenções como skins, melhoramentos no Firefox, deixar ele mais rápido do q ja é com o FasterFox.

Contras:É Pesado, não é tão seguro, tem alguns sites q ele não é compativel, sua aparencia é feia (não chega nem aos pés do IE7), vive dando erros, tem muitos bugs ainda, vive pedindo pra atualizar, resumindo: o firefox pra mim desde o começo vive dando erros e bugs, até a sua última versão 2.0.8, ainda não corrigiu tudo.
Na verdade firefox só vai ficar realmente pronto quando lançarem uma versão definitiva dele, irei esperar pela versão 3.0 FINAL, q vai ficar mais leve, mais rápido, mais seguro, com uma aparencia muito bonita e agradavel.
pq até la ainda tem muitos bugs e erros de segurança,interface pra corrigir, então quem for usar o Firefox achando q ele é la as mil maravilhas, está enganado!
só q pra quem tem net discada ele é indispensavel.

Enquanto ao Safari, eu nunca usei, queria saber se ele é bom, pq tem muita gente q desvaloriza ele por ele ser em ingles, mas isso pra mim não faz muita diferença.
uma duvida: Ele é mais leve ou mais pesado q o IE7?

qw disse...

Aqui em casa, o Safari foi melhor que o IE. Até sair a versão 2.0.0.7 do Firefox, usava o Safari.
Em termos de desempenho, eu ficaria com o Safari, mas vai muito de cada pessoa.
O que eu recomendo é você esperimentar o Safari e tirar suas próprias conclusão.

Anônimo disse...

Hummm, legal...
Mas será q Safari ocupa muita memoria, tipo o Firefox?
e vc falou acima sobre o Opera, instalei ele ontem mesmo e testei. tirei minhas conclusões:
pratico, rapido, funcional, sem bugs,seguro, completo (ou seja não precisa instalar extenções como no Firefox), e é leve como o IE7.

qw disse...

Isso aí, Alex, pelo que você me falou, acho que você vai usar o Opera agora, certo?!
Essa era a intenção da postagem. Não queria que as pessoas usassem o que está escrito como uma fórmula única e definitiva de qual é o melhor navegador. O legal é, usando como base o post que escreví, cada um achar o melhor para sí. Todo mundo devia fazer isso antes de começar usar um que já vem instalado com o sistema. E foi por isso que escreví esse post, para mostrar para as pessoas que existem outros navegadores além do tradicional IE7, e cada um deve escolher o que melhor combine com as suas necessidades.

Que bom que você gosteu do post, e volte sempre!

qw disse...

Obs: Alex, de onde vc é?
Só por curiosidade...

Fabio Gouveia disse...

de longe o IE7 é o pior. só não concordo com a lassificação, pois o FF pode ser um pouco mais rápido, mas tem uma grande fome de memória. Já o Safari é mais controlado no uso da memória.

abraços