Sabe o XO, o laptop de 100 dólares da OLPC. Não é novidade que a produção dele está devagar, e que cada dia surge um novo empecilho para o lançamento do bichinho. Há algum tempo atrás, por exemplo, a Microsoft fez o maior barulho para colocar o Windows XP nele (ainda bem que não foi a carroça Vista). Mas no final, acabou dando Linux.
Mas agora a situação é outra. A Intel acaba de desertar do projeto do laptop de 100 dólares. É um grande revés para o XO e para a OLPC.
Na verdade, o projeto de cada criança dos países em desenvolvimento (inclusive o Brasil) ter um laptop educacional parece estar cada vez mais longe. Cada dia surge uma nova discussão sobre ele; e quanto ao preço, tenho minhas suspeitas de que vai passar (e muito) dos 100 dólares. Já ouvi falar até em 350 dólares!!!
O projeto é legal. Gostaria muito que desse certo, afinal, acesso a informação (de qualidade, por que já tentaram outras coisas com o XO) pode realmente mudar o mundo e as perspectivas de crianças nos países mais pobres, mas, estou começando a desacreditar que dê certo. Vamos torcer para a vaca não ir pro brejo!
Paz e Amor,
Caio
Nenhum comentário:
Postar um comentário