segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Guerra dos mundos: SL X Mundo Real

A era de ouro do Second Life já passou, segundo o que dizem algumas pesquisas, mas não podemos ignorar as influências que o metaverso ainda pode trazer a nossa vida (dentro ou fora do SL).
Quem acompanha as notícias de tecnologia já deve ter ouvido falar que o SL já não tem o mesmo fôlego que tinha a (apenas) alguns meses atrás, no seu auge. Segundo alguns números, os cadastro/dia no SL vem diminuindo e o tempo em que os internautas passam nos seus "corpos virtuais" (os avatares) também vem diminuido. Mas onde os números não chegam a um consenso é quanto ao investimento financeiro: enquanto algumas fontes dizem que o dinheiro investido por grandes empresas de informática no SL, como IBM, Microsoft, Yahoo! e Linden Labs, vem minguando, outras dizem que, pelo menos momentaneamente, os recursos continuam entrando no mundo virtual. Mas, o que é indiscutível, é que o SL já teve tempos melhores.
Só para esclarecer, nestes próximos parágrafos não vou me ater a explicar o que é e como é o SL ou o que rola lá dentro, afinal, é para isso que serve o Google, e também já tem um monte de gente dedicada a fazer esse serviço. Prefiro mostrar (e, como de costume, tentar prever) o impacto e as influências futuras que o SL trará ao mundo (online e offline).
Para começar, do meu ponto de vista, o SL é uma rede social ambientada em alguma modificação para internet do clássico para PC "The Sims", da E&A. Ou seja, é uma rede social, como o popular Orkut, só que com recursos dos games. Dá para imaginar o impacto que algo assim pode ter em uma mente frágil?! A pessoa pode se ilhar na timidez e viver uma vida irreal na frente de um monitor; deixar de viver sua vida (a real) para viver uma vida onde ela é o que queira ser (loiro, olhos azuis, malhado, etc e etc), o que demonstra, e só piora, um problema muito maior que essa pessoa tem: a baixa auto-estima, por exemplo.
Mas, como toda rede social, o SL pode dilatar as amizades e ampliar os horizontes para conhecer novas pessoas, e talvez até pode arrumar um "rolo virtual", que pode levar a uma coisa mais séria e "analógica", digamos assim. O sucesso ou o fracasso da segunda vida depende de como se vive a primeira: alguém tímido e fechado não vai conseguir ficar rodeado de pessoas reais só porque tem um avatar legal e popular no SL; e pessoas sociáveis na vida real, provavelmente consigam aumentar sua rede de contatos reais por meio do SL.
Outro ponto onde o mundo virtual pode criar confusão com o mundo real é no dinheiro e na economia.
Por exemplo: seu avatar (o "você-binário") começa a trabalhar no metaverso e, com isso, conseqüentemente, começa a ganhar dinheiro (Linden dollars). Ele junta bastante dinheiro (às custas de horas que o "você-analógico" ficou conectado ao SL) e compra um carro, roupas e um tênis na mais nova loja da Adidas no mundo virtual. Não contente, o "você-analógico" resolve que não quer mais ser um "sem-teto virtual" e começa a usar a versão paga do SL, que dá direto a um terreninho no metaverso e, de qubra, o "você-analógico" ainda pode fazer suas prórpias coisas: casas, móveis, roupas e afins, e pode lucrar vendendo tudo. Em pouco tempo, o "você-binário" já é um milionário, com milhões de linden dollars na conta. E o "você-analógico, como fica? Chupando o dedo? Não, claro que não. O "você-analógico" tem que pagar as contas de internet e energia elétrica!
Mas, e agora, e aquele milhãozinho que o "você-binário" tem no SL? Afinal, o "você-analógico" dedicou tempo e dinheiro por ele.
A solução: o "você-binário" vai na loja da Adidas no SL de novo e compra um tênis real para o "você-analógico", e paga com linden dollars!
Opa, espera um pouco, pagar um tênis real com dinheiro que não existe de verdade? Como assim? Justamente assim!
Outro exemplo é se o "você-analógico" for tentar sacar, em um banco, o dinheiro virtual. Afinal, dentro e fora do SL, os usuários fazem negócios com linden dollars, o "dinheiro-que-não-existe-de-verdade".
Em ambos os casos, alguém ficou no prejuízo (pelo menos no mundo real). Se uma coisa dessas realmente (e absurdamente) acontecer, o sistema financeiro mundial irá quebrar, algo parecido com o que ocorreu em 1929. Dá para se ter uma idéia de quanto é grande o impacto do SL no mundo real.
Mas antes de tudo isso acontecer, acho que a Linden Labs vai se movimentar e criar algum tipo de mecanismo que sane esses dois potenciais problemas na interação do mundo real com o mundo virtual. Ou simplesmente, juntado tudo numa coisa só, criar um "super jogo/rede social/ loja online".
Quanto a mim, não tenho nada contra o SL ou contra quem joga. Na verdade, gosta da idéia de podermos interagir com outras pessoas num ambiente mais real. Mas não tenho tempo nem para minha "First Life", quanto mais para uma "Second Life"!

Obs1: Parabéns à Fiat pelo comercial do Punto, que mostra um "ser virtual" usando o computador para entrar na sua "Real Life". Muito bem pensado.



Obs2: Para quem gosta do SL e desse tipo de jogo, que tem potencial para abalar o mundo como o conhecemos, a Superinteressante tem um blog que fala só sobre esse tipo de "game". O link está aqui.

Paz e Amor,

Caio

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