quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Um hacker nunca vai invadir seu PC

O que é um hacker? Você sabe responder isso? Tem certeza? Então, você também vai saber responder o que é um craker.

Se você soube responder a essas perguntas (e principalmente, diferenciar um hacker de um cracker), parabéns!!!

Gostaria que todos soubessem a diferença entre um hacker e um cracker. Me irrita muito quando a palavra hacker é usada no contexto errado, principalmente pela mídia.

Se você não sabe a diferença, não se preocupe (até os meios de comunicação parecem não saber), eu explico.

Antes de explicar o que é um hacker, veja uma definição, feita por leigos e publicada num grande site da web, do que significa a palavra hacker:

Hacker
Especialista em violar sistemas de computação. Pirata virtual que utiliza seus conhecimentos para invadir sistemas, redes etc..

Quanta besteira...

Isso não é um hacker. Um hacker não invade sistemas. Não é pirata virtual. Mas essa definição é o que muita gente acha que um hacker é, um criminoso dos computadores. Isso é outra coisa, não hacker.

Um hacker é uma pessoa que tem conhecimento avançado em informática, especialmente em programação (de computadores).

Um hacker age licitamente e deve respeitar o código de ética hacker (por isso, seu computador nunca será invadido por um hacker). Se um hacker usa seus conhecimentos para, como a definição acima, invadir computadores de terceiros, ele deixa de ser um hacker, ele passa a ser um cracker.

Um cracker (esse sim faz de tudo para invadir seu PC) também é uma pessoa que tem vasto conhecimento de informática, mas, ao contrário do hacker, age ilicitamente, é o criminoso virtual. A definição perfeita de um cracker é essa:

Cracker

Especialistas em violar sistemas de computação. Pirata virtual que utiliza seus conhecimentos para invadir sistemas, redes etc..

Viu como a palavra hacker assumiu características de cracker para os leigos!

Sintetizando, um hacker é um solucionador de problemas sobre computadores, e um cracker geralmente é o causador desses problemas, o verdadeiro criminoso.

Então, é redundância dizer "hacker do bem" (como disse a Wikipédia na nona linha da artigo sobre hackers, aliás), porque todos os hackers são "do bem". Os hackers "do mau" não são hackers, e sim crackers.

Que fique bem clara a diferença.

Paz e Amor,

Caio

Nenhum comentário: