sábado, 24 de novembro de 2007

Um navegador super legal (e super pesado)!

Oi pessoal, desculpe a demora de postar alguma coisa, é que as provas finais estão consumindo todo meu tempo.

Dentre muitas coisas que planejava falar (por exemplo, o novo pacote do Windows Live), escolhi falar sobre o SpaceTime, um navegador muito legal que acabei de baixar.

Mas qual é a diferença entre esse e TOOOOODOS os outros navegadores que existem por aí (afinal, a cada dia nasce mais um)?

Na verdade, não é muita coisa.

A diferença entre o SpaceTime e os outros é que ele é um navegador em um ambiente tridimencional. É muito diferente de todos os que já conheci até hoje.

Bem, na verdade, ele não é um simples navegador, ele é mais como uma área de trabalho para janelas da web. É como se você tivesse várias janelas de um navegador comum abertas em um programa que as distribui na tela em um ambiente 3D. Nada igual as abas do Firefox e do IE.

Até certo ponto, esse modo de exibição das janelas é muito útil (e divertido, diga-se de passagem!). Lembra bastante o modo de exibição do Time Machine do Leopard. Mas, a meu ver, não vale o investimento.

O SpaceTime é muito bonito e divertido de ver e usar, mas não é muito funcional. O fato de não ter nenhuma barra de ferramentas me deixou um pouco desconfortável. Não trocaria o meu Firefox pelo Space Time. Falta nele uma coisa que prezo muito no Firefox: conteúdo.

No Firefox, por exemplo, se pode baixar extenções para adicionar um número enorme de funções (ou seja, ele tem conteúdo com que se trabalhar), coisa que o SpaceTime passa loooooooonge! Fora que ele é muuuuuito pesado (característica de qualquer aplicativo 3D). Mas para um navegador, não dá certo ficar esperando carregar os gráficos (já temos que esperar carregar as páginas!). Tudo bem que meu computador também não ajudou, afinal, o SpaceTime precisa de 512 de memória-RAM livre, pede um Pentium 4 ou um AMD 2800+ e ainda placa de vídeo gráfica. Ou seja:

Meu computador + SpaceTime = Carroça

Recomendo para testar, mas não pretendo trocar o meu Firefox (agora na versão 3) pelo SpaceTime de jeito nenhum. O SpaceTime é ótimo para impressionar amigos e família, mas para navegar na internet, recomendo o Firefox, o IE ou o Opera.

Esse é o link para o site do SpaceTime, de onde se pode fazer o download. Se baixá-lo, não esqueça de deixar-nos sua opinião.

Aqui, não posso deixar de fazer uma observação: logo ao entrar no site, um vídeo vai começar a ser reproduzido. É um carinha falando sobre o SpaceTime (deve ser algum tipo de diretor do projeto). Repare bem nessa pessoa... Agora responda: com quem esse cara parece??? Acertou quem disse Steve Jobs.

Quando ví, achei muito parecido, desde o rosto até o jeito de falar e de se posicionar durante o discurso. Parace o tio Jobs em uma daquelas apresentações dos produtos da Apple, como as do iPod. E acho que essa semelhança não é por acaso...

Bom pessoal, por hoje é só. Depois que essas provas acabarem vou começar a postar com mais freqüência.

Paz e Amor,

Caio

Nenhum comentário: