terça-feira, 31 de julho de 2007

Crise Aérea II

Coloquei esse título nos dois posts, mas depois percebi que poderia mudar: em vez de crise aérea, o título poderia ser crise no transporte, assim já se chegava à raíz do problema, que é o transporte geral no Brasil, e não só do setor aéreo.
Como eu falei no último post, o sistema de transporte brasileiro está estruturado de uma forma completamente errada, e atrevo-me a dizer até, contraproducente. O pensamento é, na verdade, bem simples: em vez de usarmos aviões, que são um sistema de transporte caro (tanto na infra-estrutura necessária quanto na operação, além de jogar toneladas de carbono na atmosfera), deveríamos usar sistemas alternativos, como o esquecido sistema ferroviário brasileiro e o quase desconhecido sistema hidroviário. É tão simples que para estupidez usar aviões do jeito que usamos.
Se nós tivéssemos um sistema ferroviário e hidroviário de qualidade e com boa cobertura, nós nem chegaríamos ao ponto que chegamos, porque os passageiros teriam uma opção aos aviões. Por exemplo, os trens podem levar muito mais passageiros que os aviões e sua operação é mais barata. E nosso país é privilegiado em rios navegáveis. Esses poderiam ser usados para transporte de cargas, hoje feitos quase completamente por caminhões.
Tudo bem, talvez nossos aeroportos tenham ficado muito tempo sem melhorias, e talvez a crise atual seja "quase" inevitável, mas mesmo assim, esses sistemas supririam o fluxo de passageiros dos aeroportos, aliviando o tráfego aéreo e, por conseqüência, deixando o espaço aéreo mais seguro.
Resumindo, o nosso sistema de transporte está errado. Deveria se investir em trens e hidrovias, além de nossas velhas conhecidas rodovias, mas principalmente nas duas primeiras, tornando-as sistemas de transporte de passageiros de base, não de apoio. Assim, o tráfego aéreo diminuiria, e seria usado para viagens de emergência, de longa distância ou que precise de rapidez, mas, as grandes empresas de aviação preferem ver um caos na aviação e acidentes com centenas de mortes do que perder seu lucro astronômico.
Mas, se de um lado temos as empresas de aviação que não querem que o sistema mude, do outro lado temos um governo que também não dá a devida atenção e esse assunto. Vá no site do ministério dos transportes e confira: nenhum projeto sobre ferrovias está sequer tramitando em Brasília, e as hidrovias então, coitadinhas! Ah, mas por outro lado, olhe lá, projetos de aeroportos e rodovias é o que não falta. Estamos andando na marcha ré, de novo. Todos os outros países investem primeiro nas ferrovias e depois nos aeroportos. Até quando vamos ficar pra trás, sofrendo com o desdém da iniciativa privada e do governo, que só agora, depois de dois graves acidentes com aviões, se lembrou que existe um sistema de transporte revolucionário, criado em 1814 pelo inglês George Stephenson, chamado trem...

Continuemos esperando...

Paz e Amor.

Caio

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Crise Aérea I

O assunto não é novo e muita gente tá cansado de só ouvir e ninguém fazer nada. Mas agora eu vou ter que falar disso, já adiei demais, mas, ao contrário do que tá acontecendo com todo mundo, que tá preocupado só em explicar o que acontece, que todo mundo já tá cansado de saber, o que se deve fazer é apontar soluções. É o que eu vou tentar fazer.
Bom, vamos lá...
A meu ver, deveria se ter mais investimentos. Pense comigo: o Brasil atualmente tem um tráfigo aéreo comparado ao da Europa e dos Estado Unidos, certo, e, enquanto essas duas regiões tem grandes aeroportos e muito bem destribuídos, o Brasil tem poucos, mal equipados e concentrados em algumas regiões. Olhe, na Europa, que tem aproximadamente o mesmo tráfigo aéreo do Brasil, mas eles tem um número bem maior de aeroportos e eles são bem melhor equipados que os nossos, e não se houve falar de acidentes aéreos por lá, e também não é novidade (pergunte à alguém que trabalhe nos aeroportos) que os equipamentos usados nos aeroportos brasileiros são já bem ultrapassados. A solução: aeroportos grandes em cidades grandes, e aeroportos médios em cidades médias, simples. Em vez de centralizar os vôos para um aeroporto grande, é só aumentar a rede de aeroportos, descentralizando e desafogando os grandes aeroportos das grandes cidades.
Mas, tudo bem, você pode dizer que construir aeroportos é caro, e que comparar o Brasil com a Europa é um pouco de "forsação" de barra, e mais, que a besteira já tá feita e que disseminar esse novo jeito de voar de ponto a ponto pode ser difícil, o que me leva ao segundo ponto, que é mais abrangente, cobrindo todo o sistema de transporte do nosso país, que, a meu ver, está estruturado de um jeito completamente errado... mas o assunto é muito grande pra por aqui agora, e vai ficar pro próximo post...

Por enquanto...

Paz e Amor.

Caio

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Stellarium

Quem não gosta de olhar o céu a noite...
Eu gosto muito de astronomia, eu gosto de sair na rua a noite só pra dá uma olhada nas estrelas, nas constelações (tentar ver alguma constelação, porque é difícil), essas coisas. Mas as vezes é difícil de ver alguma coisa ou identificar o que é o que no céu.
Pra minha sorte, e pra quem também gosta de fazer isso e não tem tempo nem dinheiro pra fazer faculdade de astronomia, uma boa pedida é esse programa, chamado Stellarium. Ele tem uma mapa do céu, tanto diurno quanto noturno, o nome das estrelas, constelações, nebulosas, planetas, etc, e sua localização exata. Com algumas configurações simples, você consegue que ele mostre exatamente a visão que se tem do céu exatamente de onde você está (pode ser necessário o uso do Google Earth).
Ele ainda consegue avançar e retroceder o tempo, para por exemplo, ver, no prórpio programa, um eclipse que já passou, ou ainda ver como o céu estará determinada noite.
Se você ainda assim prefere ver o céu a olho nú, ou com um binóculos ou telescópio, ao vivo, você pode usar o Stellarium para programar uma boa noite pra fazer isso e não se perder nas estrelas e nos planetas, achando antes no programa o que se quer ver, e depois indo à campo.
Pra quem quiser, tem o download no site http://www.stellarium.org/.

Paz e Amor.
Caio

terça-feira, 24 de julho de 2007

Conhecidência???

Hahahaha...parece que alguém não gostou do post de ontem, ficou com muito ódio mesmo. Porque? Porque hoje eu (que usou o Firefox) ví na internet um aviso de que tem um novo vírus que ataca o Firefox e rouba todas as senhas só entrando num site contaminado. Que tamanha conhecidência.
Mas, calma, sem pânico. Se você, como eu, usa o Firefox, ja tem conserto, é só ir no site da Fundação Mozilla e baixar o add-on "NoScript".
Conhecidência ou não, no mínimo é engraçado...

Paz e Amor.
Caio

segunda-feira, 23 de julho de 2007

IE7 x Firefox x Safari

Eu tenho certeza que não sou o único com esse proplema: com tantos navegadores para internet (chamados browsers), qual usar, qual o melhor, mais bonito, mais rápido?

Nesse páreo se encaixam 3 browsers, os 3 mais usados: o IE7, claro, o Safari, recém lançado da Apple, e o Firefox, da Fundação Mozilla. Então, eis a pergunta: qual usar, qual o melhor?

Eu, que tenho os 3 no PC, resolvi dar um fim no dilema e fazer um "levantamento", uma "pesquisa" no meu computador pra ver qual roda melhor. Depois de uma hora, mais ou menos, eis o resultado. Surpreenda-se (ou não):

IE7
Prós: versão em português do Brasil, busca integrada, RSS integrado, bloqueador de pop-up.
Contras: não é tão bonito quanto o Safari, não tem Central de Download, e, é claro, é o que é mais atacado por vírus.
Média de tempo para carregar sites: 11,4 segundos

Safari
Prós: Central de Download, busca integrada, RSS integrado, Anti pop-up, sistema UNIX, e é o mais bonito e elegante.
Contras: só tem versão em inglês.
média de tempo para carregar sites: 7 segundos

Firefox
Prós: versão em português do Brasil, Central de Download, busca integrada, RSS integrado, pop-up integrado.
Contras: o mais simples e "feio" de todos.
Média de tempo para carregar sites: 5,1 segundo


Nota final:
IE7: 5,5
Safari: 6,5
Firefox: 9

Eu sei que alguém vai reclamar disso, defendendo que esse ou aquele é melhor que o Firefox, e também vão ter aqueles que vão defender com unhas e dentes a nota do Firefox, mas a questão é, no meu computador e na minha conexão de internet, o Firefox deu um banho nos outros, e o principal que o levo a vitória foi a sua rapidez perante os outros. Dar o segundo lugar para o Safari também foi muito trabalhoso. Posso dizer que na verdade, o IE7 e o Safari estão em empate técnico, e também vai muito do que você leva em conta pra avaliar, por exemplo, o fato do Safari ser em inglês o faz pior que o IE7, mas por ser mais rápido, mais bonito, e "teoricamente" mais seguro, o deixou em segundo lugar.

Essa avaliação não é nem tem a intenção de ser uma nota universal e definitiva, cada usuário deve testar os browsers e ver qual é melhor para você e qual se adequa melhor às suas necessidades.

Bem, mas com certeza alguém vai dizer que eu não testei o Opera, dai eu vou ter que fazer tudo de novo, paciência né...

Paz e Amor.
Caio

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Joost




Ai pessoal, consegui um convite para testar o Joost beta. Eu andava procurando faz tempo...
Se você é meio ainda não sabe o que é o Joost, eu explico:
O Joost é um serviço de televisão exibida via internet, desenvolvido pelos mesmos criadores dos softwares Skype e KaZaA. O sueco Niklas Nennström e o dinamarquês Janus Friis criaram o Joost com a intenção de possibilitar a transmissão de conteúdo da TV pela internet de uma forma eficiente e respeitando os direitos autorais.
Ou seja, o Joost tem pedigree, o mesmo DNA do Skype e do KaZaA, dois softwares que revolucionaram a internet. Só que enquanto não sai a versão final do programa (lembrando que o Joost ainda é beta), você só consegue baixá-lo e usufruir dessa revolução do entretenimento sendo convidado por um usuário já cadastrado. Cada usuário recebe 999 convites, e é por isso que estão dizendo que convites para o Joost já viraram commodity. Então, para fazer parte do Joost é só pedir o convite para algum usuário. Alguém interessado? Deixa um comentário com o e-mail.

Paz e Amor.

Caio

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Impressionante

Impressionante a abertura dos Jogos Pan-Americanos. Impressionantes pelo lado bom, e também pelo ruim.
A cerimônia foi relamente impressionante, eu confesso que não esperava tanto dessa abertura, e não deixou nada a desejar à abertura dos Jogos Olímpícos de Atenas, em 2004, na verdade, em alguns pontos do show, as duas se aproximaram bastante: o show pirotécnico que se dava no teto do Maracanã me lembou muito o mesmo de Atenas, e também as apresentações culturais foram tão boas quanto, ou até melhores do que as apresentadas em 2004.
Mas duas coisas que realmente me impressionaram foram o número dos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007 feitos com fogos de artifício e, é claro, a Pira Pan-Americana, que foi a mais radical e criativa que já ví na minha vida. Além dela ser muito bonita no seu design, uma coisa completamente inovadora daquelas piras como taças (em formato de Y) e que ficou realmente paracido como um sol depois de acessa. Eu achei linda.
Mas não podemos esquecer dos pontos negativos (poucos, mas existentes): além, é claro, dos atrasos (e do Galvão, que como sempre não parava de falar) e de alguns probleminha técnicos, o que realmente estragou a cerimônia foi a falta de educação de certos CIDADÃOS que estavam lá no estádio. Pode vaiar, pode falar mal de quem quiser, mas não precisa fazer o escândalo que fizeram, estragando a beleza do momento. Esse povo precisava aprender a respeitar mais as pessoas, as autoridades e as delegações.
Faze o que né, eu achava que todo mundo tinha um cérebro. Me enganei.
Bom, fizemos bonito o quanto foi possível. Parabéns para a comissão organizadora, fizeram um belo trabalho, pelo menos por enquanto. Agora, uma boa notícia: o presidente do Comitê Olímpico Internacional, o COI, disse, depois de ver a abertura dos Jogos do Rio, que a cidade é uma forte concorrente para sediar as Olimpíadas de 2016, e ainda porque, segundo o teórico rodízio de continentes, 2016 será o ano da América sediar as Olimpíadas. Então, nossas principais concorrentes são Chicago e Havana.
Então, mesmo depois dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 acabarem, nós temos que continuar torcendo, e porque não, nos preparando para 2016... é uma possibilidade!

Paz e Amor.
Caio

Nem tudo são rosas...

Pois é, o dia chegou. Hoje começam os Jogos Pan-Americano do Rio de Janeiro. Eu, como todos os brasileiros, estou ansioso pra ver como vai ser a coisa, ver o país sediar um evento tão importante deixa qualquer um orgulhoso, mas...no Brasil (e não é novidade pra ninguém), as coisas são estranhas: o governo brasileiro gastou mais de 100 milhões de dólares nos preparativos para os jogos; o orçamento estourou em 800%. Não que eu não estaja feliz com a vinda do pan para o Brasil (eu acho até que eu sou o mais excitado com os jogos), mas temos que olhar também o lado pouco glamuroso dos jogos, o lado do que vai ficar pra trás depois que os jogos terminarem. Os políticos são unânimes na explicação das obras: "Elas (as obras) vão ficar para a comunidade e pra todos os cidadãos do Rio", agora, eu queria mesmo ouvir a opinião de alguem da cidade do Rio de Janeiro sobre essas obras, será que elas vão mesmo ser tão importantes assim para a sociedade ao redor??? Será mesmo que a população do Rio tem tanto necessidade assim de um estádio olímpico com qualidade de primeiro mundo???
E olha a ironia: a vila pan-americana é um empreendimento de luxo. Tudo bem, ela vai hospedar os atletas (que merecem um pouquinho de conforto, né) e depois os apartamentos serão colocados a venda. O que pouca gente vê é que a vila fica do lado de uma favela, que, aliás, é o berço das milícias cariocas.
Bom, mas os jogos, se bem feitos e organizados, podem levar a imagem do Brasil desenvolvido e capaz para o resto do mundo, que hoje não dá nada para o Brasil, além, é claro, de levantar a auto-estima do nosso povo.
No resumo, eu acho que os Jogos vão ser bons. Eu sempre gostei dessa coisa do esporte unindo as diferenças, e é uma honra para o Brasil sediar os XV Jogos Pan-Americanos.
Ai tem o vídeo dos jogos, é meio piegas, mas é legal.



Rumo a Guadalajára: os Jogos Pan-Americanos de 2011 serão em Guadalajára, no México.

Paz e Amor

Caio.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Ctrl+C

Pobre da TV brasileira. Ontem, vi que a RedeTV! vai mesmo produzir "Donas de casa desesperadas", uma cópia, um exato xerox da famosa série americana do canal ABC "Desperate Housewives". Quem, como eu, já assistiu Desperate Housewives (a versão legendada, por favor, porque a dublada é horrível) deve estar se contorcendo. É uma cópia exata do americano. Por exemplo: uma das personagens de Desperate Housewives é Susan Meyer (Tery Hatcher) e na produção da RedeTV!, veja só, ela vai se chamar Suzana Meyer (notou alguma semelhança?). Tudo bem produzir uma série baseada em outra americana, isso é normal acontecer, como foi no já esquecido No Limite, da Globo (cópia de Survivor americano) e O Aprendiz da Record, até os americanos copiam séries (a novela de maior sucesso nos EUA agora é uma americanização de "Betty a Feia", que foi exibida na Brasil), mas o pior é que a RedeTV já exibiu a versão original da série e vai fazer outra igual. Seria mais sensato produzir "Donas de casa desesperadas" sem ter exibido "Desperate Housewives". 
Mas pelo menos é uma alternativa às novelas, mas, vamos concordar, foi uma enorme falta de criatividade.

Paz e Amor.
Caio

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Ai pessoal, coloquei alguns links de uns sites bacanas, quem pude da uma olhada.
Paz e Amor.
Caio

Apresentação

Bom povo, eu sou novato no assunto de postar blogs. Esse eh meu primeiro, resumindo, seu leigo. Aqui no blog vou falar um pouco de como eh a minha vida, as situações cotidianas q NOS acontecem. Falar também sobre uma paixão minha: TV, deixar uns comentários sobre programas e canais, e cinema. Eu vou falar também, eh claro (como todo bom CDF como me chamam) sobre as notícias e acontecimentos do mundo e da net. E, é claro, falar muito sobre bobagem, coisas sem noção, etc, etc,etc, afinal, tudo é relativo.

Paz e Amor.

Caio