sexta-feira, 13 de julho de 2007

Nem tudo são rosas...

Pois é, o dia chegou. Hoje começam os Jogos Pan-Americano do Rio de Janeiro. Eu, como todos os brasileiros, estou ansioso pra ver como vai ser a coisa, ver o país sediar um evento tão importante deixa qualquer um orgulhoso, mas...no Brasil (e não é novidade pra ninguém), as coisas são estranhas: o governo brasileiro gastou mais de 100 milhões de dólares nos preparativos para os jogos; o orçamento estourou em 800%. Não que eu não estaja feliz com a vinda do pan para o Brasil (eu acho até que eu sou o mais excitado com os jogos), mas temos que olhar também o lado pouco glamuroso dos jogos, o lado do que vai ficar pra trás depois que os jogos terminarem. Os políticos são unânimes na explicação das obras: "Elas (as obras) vão ficar para a comunidade e pra todos os cidadãos do Rio", agora, eu queria mesmo ouvir a opinião de alguem da cidade do Rio de Janeiro sobre essas obras, será que elas vão mesmo ser tão importantes assim para a sociedade ao redor??? Será mesmo que a população do Rio tem tanto necessidade assim de um estádio olímpico com qualidade de primeiro mundo???
E olha a ironia: a vila pan-americana é um empreendimento de luxo. Tudo bem, ela vai hospedar os atletas (que merecem um pouquinho de conforto, né) e depois os apartamentos serão colocados a venda. O que pouca gente vê é que a vila fica do lado de uma favela, que, aliás, é o berço das milícias cariocas.
Bom, mas os jogos, se bem feitos e organizados, podem levar a imagem do Brasil desenvolvido e capaz para o resto do mundo, que hoje não dá nada para o Brasil, além, é claro, de levantar a auto-estima do nosso povo.
No resumo, eu acho que os Jogos vão ser bons. Eu sempre gostei dessa coisa do esporte unindo as diferenças, e é uma honra para o Brasil sediar os XV Jogos Pan-Americanos.
Ai tem o vídeo dos jogos, é meio piegas, mas é legal.



Rumo a Guadalajára: os Jogos Pan-Americanos de 2011 serão em Guadalajára, no México.

Paz e Amor

Caio.

Nenhum comentário: