sexta-feira, 13 de julho de 2007

Impressionante

Impressionante a abertura dos Jogos Pan-Americanos. Impressionantes pelo lado bom, e também pelo ruim.
A cerimônia foi relamente impressionante, eu confesso que não esperava tanto dessa abertura, e não deixou nada a desejar à abertura dos Jogos Olímpícos de Atenas, em 2004, na verdade, em alguns pontos do show, as duas se aproximaram bastante: o show pirotécnico que se dava no teto do Maracanã me lembou muito o mesmo de Atenas, e também as apresentações culturais foram tão boas quanto, ou até melhores do que as apresentadas em 2004.
Mas duas coisas que realmente me impressionaram foram o número dos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007 feitos com fogos de artifício e, é claro, a Pira Pan-Americana, que foi a mais radical e criativa que já ví na minha vida. Além dela ser muito bonita no seu design, uma coisa completamente inovadora daquelas piras como taças (em formato de Y) e que ficou realmente paracido como um sol depois de acessa. Eu achei linda.
Mas não podemos esquecer dos pontos negativos (poucos, mas existentes): além, é claro, dos atrasos (e do Galvão, que como sempre não parava de falar) e de alguns probleminha técnicos, o que realmente estragou a cerimônia foi a falta de educação de certos CIDADÃOS que estavam lá no estádio. Pode vaiar, pode falar mal de quem quiser, mas não precisa fazer o escândalo que fizeram, estragando a beleza do momento. Esse povo precisava aprender a respeitar mais as pessoas, as autoridades e as delegações.
Faze o que né, eu achava que todo mundo tinha um cérebro. Me enganei.
Bom, fizemos bonito o quanto foi possível. Parabéns para a comissão organizadora, fizeram um belo trabalho, pelo menos por enquanto. Agora, uma boa notícia: o presidente do Comitê Olímpico Internacional, o COI, disse, depois de ver a abertura dos Jogos do Rio, que a cidade é uma forte concorrente para sediar as Olimpíadas de 2016, e ainda porque, segundo o teórico rodízio de continentes, 2016 será o ano da América sediar as Olimpíadas. Então, nossas principais concorrentes são Chicago e Havana.
Então, mesmo depois dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 acabarem, nós temos que continuar torcendo, e porque não, nos preparando para 2016... é uma possibilidade!

Paz e Amor.
Caio

Nenhum comentário: