quinta-feira, 9 de agosto de 2007

As novidades da maçã, visto pelas janelas

Como já era esperado por alguns applemaníacos, a Apple (religião desse tipo de criatura, cujo deus máximo é Steve Jobs) lançou, no último dia 7, o novo iMac. No Brasil, as pessoas pouco o conhecem. Para esse tipo de gente (não pense que são poucas pessoas), o iMac é desconhecido, coisa que é considerada uma heresia pelos applemaniacos.
O lançamento do novo microcomputador da Apple foi na QG da empresa, em Cupertino, nos Estados Unidos.
Já tradição em todos os produtos lançados pela Apple, incrivelmente, o novo iMac ficou ainda mais bonito que o antigo. O que surpreende também é a espessura do novo iMac. Vamos falar só do teclado. A Apple se inspirou no teclado do iBook (laptop da empresa) e fez um teclado ultra fino, com menos de 1 cm! As teclas baixas são o principal alvo de críticas. Para os mais acostumados com os teclados tradicionais dos desktops, pode ser uma transição um pouco difícil, mas, por outro lado, quem já usa laptops vai se identificar com as teclas mais baixas. Será que o padrão pega?




A tela também é bem fina, mas não tão drástica como o teclado. A tela, e o iMac inteiro, também vem causando polêmica, porque a Apple o fez com vidro e alumínio.
Não quero ficar me atendo a detalhes, mas, algumas coisas precisam ser ditas: o novo iMac vem com telas de 20 e 24 polegadas. Só. As telas de 17 polegadas foram aposentadas. O iMac vem com processador Intel Core 2 Duo de 2.4 e 2.8 GHz, e discos rígidos de vertiginantes 1 terabyte, que equivale a 1024 gigabytes. Não precisa nem dizer que é muito mais que o suficiente.
Quanto ao preço, o novo iMac custa de U$ 1.199 a U$ 1.799, dependendo da configuração. A previsão para chegar ao Brasil é em outubro, mas os preços devem chegar até a 6 vezes o preço em dólares. Salgado, né? Vamos ter que esperar, e ganhar algum dinheiro extra, para quando o novo iMac chegar aqui.
Mas também não faltam aplicativos e periféricos nos iMacs. Procure no site da Apple. Os iMacs, inclusive os antigos, já saem de fábrica com câmera integrada, controle remoto, portas de ethernet, bluethoot, USB. Já é um computador poderoso assim que sai da caixa!



"Mas, não está faltando alguma coisa nesse computador?"
Se você se perguntou isso, você é usuário de PC, não é! Sim, o iMac não tem aquela caixa enorme do lado do monitor, a conhecida CPU. Nos PCs, exitem três partes principais: a CPU, o monitor e os periféricos (mouse, teclado, etc.). Mas nos iMacs, a Central de Processamento (CPU) fica dentro do monitor. Monitor e CPU são uma coisa só.

Esse ano está muito bom para a Apple, já se lançou no ramo de telefonia móvel, com o nosso já conhecido iPhone, que gerou furor internacional, agora vem com um novo iMac, e, ainda para 2007 está previsto o lançamento do novo sistema operacional da Apple, o Mac OS Tiger, que substituirá o Mac OS X (também conhecido como Leopard). E sabe-se lá o que vai vir por aí além disso. Como diz o ditado: " O futuro, a Deus pertence". Mas acho que os applemaníacos diriam melhor:

"O futuro, a Steve Jobs pertence".

Paz e Amor

Caio

Nenhum comentário: