segunda-feira, 6 de agosto de 2007

X Games XIII

Alguém ficou sabendo dos X Games desse ano? Eu soube por acaso.
Não entendi direito se é a ESPN (a organizadora do evento) que quer exclusividade na transmissão dos X Games, ou se é a mídia brasileira mesmo que não dá a mínima para esses tipos de esportes.
Para quem não sabe, os X Games são como as Olimpíadas dos esportes de ação, acontece anualmente no verão americano (geralmente no começo de agosto), na cidade de Los Angeles, e reúne grandes nomes dos esportes radicais e de ação, entre eles, brasileiros. Nesse ano os X Games chegam a sua décima-terceira edição, que acontece de 2 à 8 de agosto.
Voltando ao assunto, a mídia aberta brasileira não disse nada sobre esses jogos, nem uma notinha de rodapé (eu, pelo menos, não ví). Não podemos culpá-las totalmente, afinal, o gigante e "número um em todos os esportes" ESPN foi que criou esses jogos, mas nem mesmo ela cobriu, com a atenção que merece, esse grande evento. No Brasil, onde a ESPN circula em dois canais na TV paga, ESPN e ESPN Brasil, a cobertura dos X Games foi minúscula, exibido às oito horas da noite e às duas horas da madrugada, e a TV aberta nem abriu a boca sobre os X Games.
Qual será o problema? Será que a ESPN quer exclusividade?
Se fosse assim, ela deveria colocar a exibição dos X Games em destaque, não exibí-lo de madrugada. Ou será que o problema está nos esportes serem o que são? Alguma discriminação por serem esportes não convencionais?
Eu não sou o exemplo de esportista radical, skatista, surfistas, essas coisas, mas eu gosto muito de assistir aos X Games. O problema é que transmitir os X Games não dá tanta audiência quanto transmitir um jogo de futebol.
Quem depende da TV aberta, as emissoras dão a sentença, em voz alta e clara: "Futebol, futebol, futebol. Só futebol"
Mas, pra quem quer ver um pouco dos Games, a ESPN tem uma parte do site dedicada aos esportes de ação (e, conseqüentemente, aos X Games) chamada EXPN, com vídeos, fotos e reportagens. Já é alguma coisa.
Nota: esse que vos fala faz parte do grupo dos que não gostam, ou melhor, dos que não substituíram a massa cinzenta por uma bola de futebol (nada contra quem gosta).

Paz e Amor.

Caio

Nenhum comentário: