sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Ditadura

Na cabeça de todos as pessoas, principalmente os brasileiros, a era das ditaduras já acabou, restando ainda só alguns países como Cuba, China e a Coréia do Norte se democratizarem. Mas, mal sabemos nós que a maior ditadura de todos os tempos ainda existe, e está ficando mais forte a cada ano... É um regime que cada vez ganha mais adeptos, especialmente no mundo capitalista ocidental. Até mesmo você vive sob essa ditadura, ela molda sua vida e seu corpo, e, muitas vezes, você colabora muito com ela... A maior ditadura de todos os tempos rouba vidas de pessoas inocentes, e faz delas uma simples mão-de-obra ou matéria-prima para a perpetuação do regime. Não estou falando de Cuba ou da China, estou falando de uma coisa bem mais próxima... A Ditadura da Beleza!
Algumas pessoas que passam a vida tentando ficar mais bonitas, esquecem de ver as coisas realmente bonitas, como no eu falei no último post. Sem falar também que beleza é cultural, que não existe algo instintivo no ser humano, porque os padrões de beleza mudam conforme a época.
E ainda, a indústria da beleza vive de estereótipos, ou seja, um padrão de beleza, um jeito que deve ser seguido por aqueles que querem ser "bonitos". E a moda. Não podemos esquecer que ela é uma simples servidora do sistema capitalista, para fazer com que as pessoas se sintam mal com o jeito de ser, com as roupas que usam, com os sapatos que têm. Tudo para gerar dinheiro para as indústrias da moda.
Enfim, as pessoas ficam com baixa auto-estima e deixam de aproveitar a vida só porque não se acham "bonitas". Nós devemos lembrar que não existe, ou melhor, que não deveria existir uma beleza padronizada: altos, magros, loiros, cabelos lisos e olhos azuis; porque cada um tem pelo menos um traço que é típico seu, que faz ser quem você é, e lembrar que, as pessoas chamadas "bonitas" não são tão perfeitas, não são completamente bonitas.
Por fim, devemos lembrar que, como já ouvimos várias vezes, o que vale é a beleza interior, porque a beleza exterior com o tempo vai cair e morrer, mas o jeito de ser de alguém pode ser preservado para sempre. E nós devíamos nos ocupar também em ver beleza em outros lugares, a beleza mundo afora, não só nas modelos de passarela, as belezas naturais, sem silicone e maquiagem, afinal, como disse no post anterior, It's a wonderful world!

Paz e Amor

Caio

Nenhum comentário: