terça-feira, 21 de agosto de 2007

A vida no Googleplex

Se um dia você sonhou com o melhor trabalho do mundo, com certeza, não era melhor que esse trabalho.
Trabalhar no Google é simplesmente isso, um sonho. A revista Time citou quem trabalha lá: "trabalhar no Google é como não trabalhar".
Mas vamos do começo. Se você não é um grande conhecedor do Universo Google, você deve estar se perguntado "O que diabos é Googleplex e porque a vida lá é tão importante?".
O Googleplex fica em Mountain View, no estado americana da Califórnia. É a sede do Google, formado por um conjunto de quarteirões onde ficam as instalações da empresa.



Esse é o Googleplex, o paraíso para qualquer trabalhador. Porque é um paraíso? Por vários e surpreendentes motivos. Quando fiquei sabendo de todos, fiquei espantado com a qualidade de vida que os googlers devem ter. Primeiro, aí no Googleplex, independente de qual for o cargo ou as horas diárias de trabalho, todo funcionário tem 20% do tempo livre para ocupar-se com projetos pessoas. Por exemplo, se o funcionário tem uma jornada de trabalho diária de 6 horas, ele tem 1 hora e 15 minutos para se dedicar ao que ele quiser. Se trabalha 8 horas, tem 1 hora e 40 minutos livres. Só esse fato já fazia desse emprego o melhor do mundo, porém, ainda tem mais.
O Google dá muita importância para a alimentação. É por isso que existe o chamado Google 15 no Googleplex. Essa expressão é usada em relação aos restaurantes do Googleplex: são 15 restaurantes espalhados pelo campus, e em todos eles, os funcionários tem 3 refeições diárias de graça. E só para salientar, não é qualquer lanchonetizinha que tem lá não, no Googleplex tem desde de cafeterias até restaurante gourmet.
Na parte de esporte e lazer, o Googleplex tem uma quadra de volêi de areia, que pode ser usada pelos funcionários a qualquer horário do dia, e duas piscinas, ambas com salva-vidas, que os funcionários podem usar também, inclusive durante o turno. O Googleplex tem salas de jogos e salas de "estar", onde os funcionários podem sentar para bater um papo. Na sala de jogos, além das tradicionais mesas de bilhar, baralho e jogos de mesa, ainda tem games dos mais novos: Nintendo Wii, Playstation 3 e XBox 360, tudo a disposição dos trabalhadores do Googleplex. E, se no final do turno, você está cansado de trabalhar (e brincar), sem problemas, você pode recorrer à uma massagem antes de ir embora.
Para não deixar o post muito comprido, vou resumir o resto:
Está precisando renovar o visual: o Googleplex tem um salão de cabeleireiro nas dependências.
Não tem onde deixar os filhos para trabalhar: deixe-os na creche do Googleplex.Tudo na faixa, é claro.
Se você quiser, pode trazer amigos ou parentes para o escritório. Até seu cachorro é bem vindo, faz parte da política internacional do Google (gatos não). E você ainda pode dar uma incrementada no seu ambiente de trabalho, trazendo coisas de casa para sua sala, desde uma foto a qualquer outra coisa que você possa carregar. E se você não tem nada de interessante em casa, não tem problema, compre alguma coisa, com o dinheiro da própria companhia. Aliás, esqueça o que é andar, porque assim que você é contratado, você ganha uma scooter elétrica para se locomover pelo campus.

Ah, e lembrando: como em todos os seus outros empregos, você também é pago para fazer tudo isso, e bem pago.
Agora diga-me: o Googleplex é ou não é um paraíso. Não é à toa, aliás, que o Google foi eleita, nos Estados Unidos, a melhor empresa para se trabalhar.
Como eu disse no começo, até mesmo nos nossos sonhos com o melhor emprego, ele não era tão bom quanto a maravilhosa vida no Googleplex!

Algumas imagens do Googleplex, o campus do Google, em Mountain View, Califórnia.









E esse vídeo, que serve, nos Estados Unidos, como uma forma de captar novos funcionários para a companhia.



Paz e Amor

Caio

2 comentários:

FFF disse...

Interessante Caio. Estou lendo um livro sobre o Google (do Ken Auletta), desde sua criação até os dias de hoje e fala bastante sobre o tema do seu post. Com certeza eles escolhem pessoas bem responsáveis para trabalhar por lá. bom texto!

GabrielLimaG disse...

Isso sim que é um Trabalho, vou mim esforçar nos estudos, fazer faculdade e cursar um inglês perfeito... Fé em Deus vou trabalhar ai :D